Linhas de Pesquisa

A Modelagem computacional e Sistemas é uma área de conhecimento multidisciplinar que trata da aplicação de modelos matemáticos e técnicas da computação à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, econômicas e ambientais.

A sofisticação dos problemas com que a humanidade tem se deparado nas últimas décadas, em áreas tão diversas, nos apresenta exigência de respostas exponencialmente mais complexas, com relação àquelas que foi preciso gerar no passado, apresentando para a sociedade, para a ciência e para a comunidade científica um desafio: a necessidade de obtenção de respostas cada vez mais sofisticadas, objetivando, tratar aquela complexidade em tempo sucessivamente menor e por meio de solução de problemas complexos.

Inteligência Computacional, Otimização e suas Aplicações

Pesquisa de novos métodos, algoritmos e técnicas de Inteligência Computacional e Otimização para a solução de problemas complexos. A Inteligência Computacional (área da ciência que estuda a teoria e a aplicação de técnicas inspiradas na Natureza, como Redes Neurais, Lógica Nebulosa e Computação Evolucionária) e a Otimização empregam um arcabouço de técnicas avançadas com grande potencial para resolução de problemas práticos de grande tamanho. Exemplos de uso prático incluem planejamento de rotas de companhias aéreas, planejamento de cortes de peças na indústria, alocação de tarefas para funcionários, planejamento do uso de maquinário, modelagem, detecção de falhas, etc. Alguns destes problemas têm grande impacto na eficiência econômica de empresas.

Computação Científica e Modelagem de Sistemas

Estudo de modelos físicos e matemáticos capazes de descrever sistemas complexos com comportamento não-linear, com aplicações a ciência e engenharia. Também desenvolvimento de técnicas modernas de computação de alto desempenho e visualização científica.